
A gestão de processos é um conjunto de práticas que busca aperfeiçoar os processos organizacionais, ajudando a empresa a atingir seus objetivos com sucesso.
Afinal, ter processos claros, bem definidos e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa é a chave para aproveitar ao máximo os recursos da organização.
Assim, também é possível aumentar o desempenho do negócio e promover a melhoria contínua dos processos.
Quer saber mais sobre gestão de processos, seus benefícios e como implantar na sua organização?
O que é gestão de processos?
A gestão de processos é uma abordagem organizacional que busca aprimorar produtos, serviços e fluxos de trabalho de maneira contínua.
Por meio da análise, organização e monitoramento dos processos, os líderes conseguem elevar o desempenho e obter melhores resultados.
É importante destacar que a gestão de processos não é uma metodologia em si, mas sim uma disciplina gerencial que faz parte do framework de gestão de processos, conhecido como BPM.
Benefícios da gestão de processos
A gestão de processos oferece uma série de benefícios significativos para as organizações. Ao adotar práticas eficazes de gestão de processos, as empresas podem:
- Redução de custos e tempo: Otimizar os processos permite à empresa aproveitar melhor seus recursos.
- Melhora na produtividade e qualidade: Fortalecer os processos resulta no aumento da produtividade e qualidade dos produtos, serviços e atividades da organização.
- Melhora na entrega ao cliente: Processos bem gerenciados garantem que os produtos ou serviços sejam entregues de forma eficiente e com qualidade.
- Aumento da competitividade: Empresas que adotam a gestão de processos têm uma vantagem competitiva no mercado.
Além disso, a gestão de processos proporciona mais conhecimento do negócio, busca pela melhoria contínua, visão analítica e macro do negócio, mensuração dos resultados, sinergia entre equipes e redução de custos operacionais.
O que é BPM?
O Business Process Management (BPM) é um conjunto de práticas administrativas que visa aprimorar o desempenho dos processos organizacionais.
Não se trata de uma metodologia, mas sim uma disciplina gerencial que busca atender às expectativas dos clientes e assim, alcançar objetivos estratégicos.
Muitas empresas adotam o sistema BPMS, uma vertente tecnológica do BPM, para transformar e automatizar os processos de ponta a ponta. Isso resulta em:
- Agilidade;
- Eficiência;
- Aceleração dos resultados.
A relação entre BPM e gestão de processos é clara: o BPM é uma abordagem que ajuda a impulsionar a gestão de processos dentro das organizações.
Agora que você compreende o que é BPM, é importante entender a importância da gestão de processos.
Qual a importância da gestão de processos?
A gestão de processos traz mais clareza para o trabalho, pois analisa-se toda a operação de ponta a ponta. Assim, ela é importante para que a empresa tenha processos claros e definidos, melhorando seu desempenho.
6 práticas da gestão de processos
A gestão de processos é dividida em 6 práticas fundamentais para a sua execução. Conheça cada uma delas:
1. Arquitetura de processos
A arquitetura de processos é uma prática utilizada para obter uma visão sistêmica dos processos do negócio. Nessa prática, se analisa o encadeamento de processos e como isso contribui para o alcance dos objetivos estratégicos.
Desse modo, é possível:
-
- Alinhar os processos da organização à estratégia;
- Otimizar rotinas de trabalho;
- Otimizar o tempo;
- Identificar possíveis problemas nos processos;
- Identificar processos que podem ser automatizados.
2. Mapeamento de processos
O mapeamento de processos consiste na identificação da sequência lógica das atividades e elementos operacionais de um processo.
Essa prática permite a localização de lacunas na operação que podem estar impactando a produtividade.
Além disso, o mapeamento de processos visa esclarecer o objetivo do processo, os responsáveis envolvidos e os recursos necessários para a sua execução.
Existem várias técnicas que podem ser utilizadas no mapeamento de processos, entre elas encontram-se:
- Entrevistas;
- Questionários;
- Análise documental;
- Coleta de evidências.
O conjunto de técnicas mais adequado pode variar dependendo do tipo do processo, da cultura da organização e do tempo disponível para o projeto.
3. Padronização de processos
A padronização de processos é utilizada para desenvolver um padrão de trabalho a ser seguido por todos os colaboradores.
Essa padronização garante que o trabalho será executado da melhor forma, uniformizando os resultados. Assim, é possível desenvolver produtos e serviços de alta qualidade, reduzindo o tempo de entrega.
4. Modelagem de processos
A modelagem de processos é a representação dos processos de negócio de uma organização, com o objetivo de transformar, documentar ou automatizar os processos.
Essa prática possibilita a diagramação lógica das atividades, mostrando de forma simples como o trabalho é ou deve ser feito em uma organização. Além disso, possui outros benefícios como:
- Promove uma visão compartilhada do processo;
- Melhora a comunicação entre as pessoas;
- Auxilia no desenvolvimento e treinamento dos colaboradores.
5. Transformação de processos
Transformar processos é a realizar mudanças a fim de melhorar o desempenho do negócio. O objetivo dessa prática é agregar mais valor ao cliente e a organização.
Existem vários níveis de transformação de processos, que variam conforme a intensidade das mudanças que serão realizadas, entre eles encontram-se:
- Melhoria de processos: pequenos ajustes graduais para melhorar o desempenho nas operações;
- Redesenho de processos: as melhorias são feitas com base nos projetos já existentes e é proposta uma visão integral das atividades;
- Reengenharia de processos: transformação radical de processos, em que o processo é mapeado a partir do zero;
- Mudança de paradigma: serve para posicionar o negócio como a única opção do mercado, alterando o core business.
6. Controle de processos
O controle de processos tem como objetivo analisar e gerenciar os processos da organização, acompanhando a performance por meio de indicadores operacionais.
Caso os indicadores não estejam dentro das metas estipuladas, novas transformações nos processos devem ser iniciadas, buscando adequá-los aos objetivos desejados.
Alguns benefícios do controle de processos são:
- Esclarece responsabilidades e papéis;
- Padroniza atividades e resultados;
- Possibilita maior agilidade;
- Melhora os resultados.